Como Vender Artesanato Pela Internet

Para vender artesanato pela internet não existem segredos, mas um conjunto de ações que, feitas da maneira correta, levam a tão sonhada venda e o mais importante para nós, artesãos, a satisfação de ver seu produto, chegando a mãos de outras pessoas. Você já sabe onde vender, agora vamos para dicas de como vender.



Já li e continuo lendo muita coisa sobre como vender. Informação nunca é demais! Tem muitos artigos bons falando sobre o assunto, então porque mais um? Porque vou falar de como faço e das experiências que tive até agora. Minha primeira venda no Elo7 aconteceu depois de três meses que abri, pelo que li e vi até hoje esse é um bom resultado.

O mais importante é inovar sempre! Não só nos produtos, mas nas estratégias de vendas também. Não é porque não deu certo antes, que não dará agora. Abaixo listei algumas ações e porque é importante tomar tais atitudes.

1° - Produtos: fazer o que está na moda, com certeza, tem muito mais chance de vendas, mas não deixe de fazer o que gosta. Porque assim como você outras pessoas também vão gostar.

2° - Fotos: benditas e maravilhosas fotos! Tirar fotos é a minha maior dificuldade, não tenho (ainda) uma boa máquina fotográfica, mas tento tirar fotos que mostram como meu produto é. Sem marca d´água e fundo, só o produto. Já é difícil passar através de uma imagem o que o produto realmente é, imagine com um monte de coisas em volta.

3° - Descrição do produto: quem aí já viu uma descrição assim: "bolsa de couro, está na moda." Com uma descrição assim as chances de venda são bastante reduzidas. Ninguém quer comprar algo que não sabe exatamente como é. Então se tiver uma descrição com todas as informações do produto como cor, tamanho, detalhes, diferenciais e dicas de uso, suas chances de venda vão aumentar.

4° - Contato: coloque seu telefone e e-mail em todos os lugares possíveis, até na descrição do produto. Quem me deu essa dica foi a Rosi da Ovelhinha de Algodão e funciona! Quando passei a colocar o telefone e e-mail junto com a descrição dos produtos (em todos os produtos) os contatos aumentaram e muito. Quem quer comprar não quer perder tempo procurando informação.

5° - Email: responda o mais rápido possível. Já aconteceu de trocar e-mail com um comprador e em apenas alguns minutos e ele decidir fechar o pedido comigo. Então imagine que naquele momento em que você recebeu o e-mail, o seu cliente está no computador vendo sua loja e os emails dele, se responder no mesmo instante as chances dele ver e responder são maiores.



* - Se nos produtos e na loja tem todas as informações necessárias, porque, mesmo assim, os clientes enviam e-mail pedindo informações? Cheguei a conclusão de que é para ter certeza que ele receberá exatamente o que está comprando e você (vendedor) realmente existe. Então dê muita atenção aos emails que recebe.

6° - Peça opinião: peça aos amigos e conhecidos que visitem sua loja e que digam o que acharam sobre os seus produtos, informações, se é fácil navegar. Anote tudo o que ouvir de bom e de críticas. Diante dessas informações, analise o que pode ser melhorado. Às vezes achamos que está tudo lindo e maravilhoso e isso é normal, porque é a nossa criação, é como nosso filho e temos a tendência de não ver defeitos ou falhas.



7° - Compre algo que precisa de outro artesão. Por que dei essa dica? Porque essa é a única maneira de você se colocar no lugar do seu cliente e saber como será atendido, como receberá o produto, enfim experimentar o que é ser cliente no mundo virtual, além é claro de prestigiar o nosso trabalho, o artesanato. Analise no final o que gostou e o que não gostou dessa experiência e aplique no seu negócio criativo.

8° - Identidade visual: se não tiver dinheiro para contratar uma empresa para desenvolver sua identidade visual, coloque todas as informações que forem necessárias, mesmo sem ter um logo ou um banner. Isso não impedirá você de realizar uma venda, mas a falta de informação sim.

9° - Meios de pagamento: ofereça todos os meios disponíveis no site para que seu cliente efetue o pagamento. Se você só disponibilizar depósito bancário, por exemplo, as chances do cliente comprar de outra que oferece outros meios é grande, porque ele pode preferir comprar com cartão de crédito para ter mais segurança na transação.

10° - Escute seu cliente: muitos dos meus produtos foram feitos baseados no que os clientes pedem. Já aconteceu de um cliente pedir uma cor diferente no vaso, da que eu costumava trabalhar e a solicitação dele ser transformada em produto e ser sucesso de vendas, ou de uma bolsa com uma estampa diferente ou um detalhe diferente. Tenha certeza que o nosso cliente sabe o que quer e atendê-lo, como ele quer, será um ganho enorme para o seu negócio. Além de personalizar, você terá um produto novo na sua loja.

Todas as dicas acima são chances de transformar possibilidades em vendas. Boas vendas e inove sempre!

3 comentários:

  1. Olá Regiane, Bom dia !

    Muito importante os detalhes que escreveu de como vender nossos produtos na internet.
    Algumas das dicas, eu mesma colocarei em prática.

    Abraços,
    Rosi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi,
      Trocar experiências é sempre bom.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  2. Olá Regiane. Sou artesão de bijuterias principalmente pulseiras e colares feitos com a técnica kumihimo. Estou fabricando os teares usados para fazer essas tranças e gostaria de saber se é possível me recomendar para as pessoas interessadas. Meu email é sigtsu@hotmail.com Obrigado peloa atenção, Sigueru

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...