Botão de Cerâmica Plástica - Passo a Passo

A cerâmica plástica é muito versátil e pode ser usada para muitas coisas. Uma das suas utilidades são os botões. Isso mesmo, botão, aquele que é colocado em roupa, mas para quem é artesão ou arteiro as utilizações são infinitas. Já imaginou aquele projeto especial que precisa de botões e você não acha para comprar, ou aquela roupa que está sem graça, mas se mudar os botões terá cara nova? 


Pensando nisso fiz um passo a passo muito fácil, não requer experiência nem tão pouco habilidade em modelar massa. 

A cerâmica plástica é vendida em barrinhas e tem diversas cores que podem ser misturadas para obter outras cores.
 

Para fazer esses botões usei dois gomos da barra. Corte os gomos com o auxílio da lâmina do estilete. Amasse bem até obter uma massa lisa e homogenia. Para saber quando está bom, faça uma bolinha, ela não deve ter marcas de emendas.


Em cima de um azulejo, abra um pouco a bolinha com os dedos.


Coloque dois palitos de churrasco ao lado da massa e com o auxílio de um rolinho liso desenrole a massa. Pode ser um rolinho de biscuit, se não tiver, pode até ser uma garrafa limpa sem rótulo. O palito de churrasco é para manter a espessura da massa.


Depois de aberta você deverá ter uma massa assim.


Corte a massa com o auxílio de um cortador de massa. Pode ser qualquer modelo e de qualquer material (metal, plástico, etc.)


Aperte bem para cortar.


Retire a massa que não será utilizada.



Caso fiquem com rebarbas, como na foto, retire a peça de cima do azulejo com o auxílio da lâmina de estilete e com os dedos, vá apertando as rebarbas.


Com um palito de dente faça os furinhos do botão.


Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar no forno convencional. Siga as orientações do tempo de queima de acordo com o fabricante. Normalmente eles pedem 30 minutos a 130°, mas os fornos convencionais não tem. O mínimo do meu forno é de 160°, então coloco no mínimo e deixo por 15 minutos com a porta fechada, depois desse tempo, abro a porta do forno e coloco uma colher de pau, para deixar entre aberta e deixo por mais 15 minutos.

As outras peças na forma são de cerâmica também . Brigadeiros e corações para minhas criações.

Desligue o forno depois do tempo recomendado e deixe a forma esfriar dentro do forno mesmo, com a porta toda aberta.


Aqui estão os botões prontos. Usarei esses botões no tênis da minha filha que estou "recuperando", em breve vou mostrar como ficou. Os botões, depois de pronto, podem ser usados como os botões normais. 

2 comentários:

  1. oiii
    Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog
    Compartilhando aqui, forte abrass Renato Artesanato em mdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Renato,
      Muito obrigada pelo elogio e pela visita.
      Abraço,
      Regiane

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...