Passo a Passo de Bolsa Carteira


Hoje vou mostrar como fazer uma bolsa carteira. Essa bolsa vem conquistando espaço a cada dia. Todo mundo acha que ela é feita somente para ir em casamentos ou festas de formaturas mas ela pode ser usada no dia a dia. Isso só depende do tecido que ela é revestida e dos acessórios que a acompanham. Se o tecido for de algodão poderá usá-la para ir ao shopping, cinema, balada, enfim, onde você quiser. Leve sua carteira e mostre o seu estilo!

Você pode fazer para você mesma, para presentear e é claro para vender, é um produto muito lucrativo principalmente se for bem feitinho.

Para quem quiser fazer essa mesma bolsa eu vendo o kit que inclui o molde, apostila e todo o material. Tenho também o kit da bolsa carteira com aba. É só mandar um email que forneço maiores detalhes: bebeca.artesanato@gmail.com

Materiais

Papel couro gramatura 100 nas medidas: 30 x 28 – interno e 31 x 28 – externo
Tecido nas medidas: 32 x 30 – interno e 33 x 30 – externo
Espuma 5 ou 3 mm nas medidas: 30 x 28 – interno e 31 x 28 – externo
Fole cortado no tecido na medida: 14 x 27 – 2 vezes
2 fechos de imã magnéticos
1 tubo de cola de contato
Prendedores de roupa
Tesoura
Fita métrica
Caneta ou lápis

Passe o papel couro na beirada da mesa para quebrar a fibra do papel e deixar abaulado para o formato da carteira. O papel couro ficará assim:
          Lado interno com a curvatura para baixo
          Lado externo com a curvatura para cima


Para fazer a montagem, coloque o tecido com o lado do direito para baixo, a espuma e o papel couro por último. Passe cola em toda lateral do papel. Passe também no tecido segurando a lateral. Aguarde o tempo de secagem da cola indicado pelo fabricante e proceda a colagem.


Cole primeiro as laterais, mas sem mover a parte que estiver trabalhando. Comece colando o lado que está mais longe. Para colar este lado não puxe o tecido.


Cole o lado oposto e sem virar a peça sobre a mesa, contorne a peça, Para colar este lado vá puxando (esticando) o tecido para que o tecido fique bem esticado.


Para colar a parte externa, dobre a ponta do tecido da lateral que já foi colada. Dobre a peça apoiando no seu corpo para colar. Vire a peça, apoie novamente no seu corpo e cole o outro lado, virando primeiro as pontas para dar o acabamento. Nessa fase puxe (estique) bem o tecido para que o tecido não fique enrugado e a bolsa fique com o tecido bem lisinho.





Para colar a parte interna repita os passos da colagem da lateral. Apoie na beirada da mesa, dobre a ponta do tecido da lateral que já foi colada.Comece a colagem pela lateral e vá até o final.


Vire a peça, apoie novamente conforme a imagem e cole o outro lado, virando primeiro as pontas para dar o acabamento. Nessa fase puxe (estique) bem o tecido para que o tecido não fique enrugado e a bolsa fique com o tecido bem lisinho.


O fecho é fixado na parte interna. Meça 5 cm da borda para dentro e 1,5 cm da parte de cima para dentro. Una as duas pontas da parte interna e prenda com prendedor de roupa.


Com a ponta de uma tesoura faça um furo na marcação. Esse furo deve passar pelos dois lados e sair na parte de trás. Fixe os botões.


O fole é fixado na parte interna, a mesma que foi fixada o fecho. Marque a partir da borda menor (28 cm) 1 cm de distância nos 4 lados. Passe cola  somente nas beiradas em todo o tecido do fole, nas duas partes. Dobre e cole o fole. Passe a mão somente onde você usou cola para fixar.


Com a fita métrica, meça 9 cm e cole com fita crepe para fixar a parte interna nessa medida. Repita esse mesmo procedimento do outro lado


Passe cola à partir da medida de 1 cm da borda feita anteriormente. A cola deve ser passada por toda a borda. Apoie a parte interna na mesa, em pé e cole primeiro a parte que ficará na boca.


Fixe dois prendedores nas pontas para não soltar.


Coloque uma mão na parte de dentro e com a outra abaixe a lateral do fole e cole na parte interna. Repita toda a operação de colagem do fole do outro lado

Aguarde por pelo menos 2 horas a cola do fole secar para continuar o processo. Não retire os prendedores durante esse período.


Passe cola na parte externa e interna, nas beiradas. Aguarde o tempo de secagem do fabricante.


Pegue a parte interna e cole a beirada com a parte externa. Observe se ficaram bem rentes uma a outra para não ficar torto.


Coloque prendedores de roupa para que a parte colada não solte e possa continuar colando.


Puxe a parte externa para colar na parte interna. Coloque prendedores por toda a borda da bolsa.


Feche um pouco a abertura da bolsa e coloque prendedores na parte lateral, onde está o fole. Aguarde o tempo de secagem total indicada pelo fabricante.




E aqui está a bolsa carteira finalizada!


Para quem está procurando o papel couro para fazer bolsa carteira, fiz um post com dicas de onde comprar o material para fazer a bolsa, clique AQUI




38 comentários:

  1. Nossa que legal!! E não parece ser dificil heim!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OlA AMIGA!Amei o pap. Já faço essas carteira... só que que dá uma tremenda mão de obra porque faço modelos com aba.A minha dificuldade é na hora de colar a parte externa com a interna.Parece até que não vai dar para encontrar as duas partes.Você teria alguma dica para mim... Vou te seguir. Ficarei feliz em vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiii S e puder mande para mim o pap da bolsa carteira com aba. Meu email fahguima@yahoo.com.br
    Obrigada! bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Gostaria de saber se posso fazer a bolsa com o papelao gramatura 80..
    neilianemary@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neiliane.
      Quanto mais grosso o papel couro mais difícil de trabalhar. (80 é grosso) O melhor é 100 ou 120.
      Beijos,
      Regiane

      Excluir
  5. Regiane é normal a parte interna ficar meio enrrugada ou não?
    Caso não seja normal, como faço para não ficar enrrugada?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal ficar enrugada, você deve esticar bem o tecido quando for colar para não enrugar. A parte da colagem interna utilizando a lateral da mesa, simula como a bolsa ficará e por isso não enruga.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
    2. Regiane, eu estico bem, esticada não fica enrrugado, o problema é quando dobra, aí olho no interior na bolsa e está enrrugada por causa da dobradura, é normal? obrigada

      Outra coisa eu faço com manta acrilica, mas noto que se faço com cetim fica meio aparecendo,é melhor fazer com espuma 3mm mesmo? Você faz todas as suas bolsas com espuma? Obrigada

      Excluir
    3. Como disse, não é normal ficar enrugada. Quando for fazer os passos das imagens 4 e 5 onde são coladas as laterais, puxe bem para todos os lados.

      Eu escolhi fazer com espuma porque a manta acrílica não deixa um bom acabamento, principalmente se for cetim. Eu só uso espuma nas minhas bolsas. Faça uma com a espuma e veja a diferença.

      Abraços,
      Regiane

      Excluir
    4. Obrigada pelas dicas Regiane, eu vou procurar a espuma, concordo que o acabamento vai ficar melhor, a manta acrilica deixa a bolsa um pouco enrrugada. Jesus abençoe!
      Abraços!

      Excluir
    5. Regiane,

      Será que você poderia enviar para mim o pap da bolsa carteira com aba? O meu e-mail é sabrina.sathler@outlook.com. Obrigada por sua ajuda.. bjs. Jesus abençoe!

      Excluir
    6. Olá Sabrina,
      Tenho o pap da bolsa carteira com aba, mas esse eu vendo. Caso você queira mais detalhes, por favor, envie um email para mim bebeca.artesanato@gmail.com e terei o maior prazer em atendê-la.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  6. Parabens pelo pap está perfeito.
    Obrigada

    Celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia,
      Obrigada pelo elogio e pela visita!
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  7. por quanto podemos vender essas bolsas, principalmente p/lojas que alugam roupas p/ festas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Você pode pesquisar em lojas que vendem bolsas e comparar com as suas (tamanho, qualidade, tecido, etc)para estipular o seu preço e à partir daí definir por quanto será vendido. Vejo que normalmente os lojistas pedem um preço diferenciado por causa da quantidade comprada.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  8. olá boa noite, gostaria de lhe dar os parabens pelo seu trabalho e explicação dada. eu sou de Portugal e n encontro o papel couro, que me sugere? obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Muito obrigada pelo elogio e pela visita. Já respondi no seu email.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  9. olá rebeca, gostei muito da dica, sou de portugal e nao consigo encontrar o papelão couro, será que me podia dar alguma dica... aguardo a sua resposta... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil e comum encontrar em lojas de material para tapeceiro, porque o papel couro é utilizado para fazer forração de puffs, sofás, etc. Tem lugares que o chamam de papelão couro e outros de papel couro.
      O ideal é você ter uma amostra do papel para procurar, ficará bem mais fácil achar.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  10. Olá Rebeca tudo bem? Gostaria de saber aonde você compra o papel couro, estou procurando que nem doida e não acho em lugar nenhum!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Priscilla.
      Fiz um post falando sobre isso. http://bebeca-artesanato.blogspot.com.br/2013/02/dicas-de-onde-comprar-material-para.html
      Obrigada pela visita.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
    2. Olá Regiane.
      Muito obrigada pelas dicas, elas vão me ajudar muito.
      Beijos,
      Priscilla's

      Excluir
  11. Olá! Adorei, muto bom. Gostaria de saber se é realmente necessário utilizar papel couro, eu tenho papel cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu só uso o papel couro. Ele tem características que garantem a qualidade da bolsa.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  12. os grampos não deixam o tecido (bolsa) marcado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não fica marcado, porque a parte de dentro irá colada na parte de fora e os grampos ficarão entre as duas partes.

      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  13. onde eu posso comprar esse papelao couro aqui no meu estado nao tem sera que pode mandar pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dayanna,

      Envie email para que eu possa passar mais detalhes
      bebeca.artesanato@gmail.com

      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  14. Olá Bebeca estou com teu Blog nos favoritos .Tenho tido alguns problemas problemas também com Boças de Aba em Cartonagem, gostaria se possíl que voce me enviase ums dicas de como posso faze-la . pois as vezes as medidas não dão certo quanado vou unir os lados interno e externo. Estou te adcionando em Meu Blog. BY PERALTA.
    Meu e-mail: para resposta é: freire12_mari@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Unir os dois lados não é fácil, requer um pouco de prática. Tente colar um canto, depois o outro e só depois cole o meio, porque se der errado é mais fácil retirar e colar novamente.
      Caso precise de mais ajuda envie por email. bebeca.artesanato@gmail.com
      Bjs,
      Regiane

      Excluir
  15. Tentei fazer minha primeira bolsa, mas a cola grudou um pouco no tecido, na parte de fora... que produto posso utilizar sem manchar o tecido?
    muuito bom seu blog! Está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um removedor específico para a cola de contato, mas não sei se ele mancha o tecido ao retirar a cola. Porque quando faço tomo muito cuidado para não passar cola demais e manchar.
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs,
      Regiane

      Excluir
  16. Oi flor!!!
    Parabéns pelo pap, muito bem explicado.
    Gostaria de saber qual marca do botão imã que vc usa ou onde vc compra. Sou do interior de SP, de repente onde vc compra os seu,que percebi na postagens sobre onde encontrar os materiais para a execução da bolsa, tenha um site para compras on line...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo carinho!
      Você não é a primeira que pede para que eu venda os materiais que uso para fazer bolsas. Então atendendo a pedidos, em breve, abrirei uma loja com todos esses materiais e mais algumas coisinhas.
      Se tiver interesse nos botões, envie email para que eu possa passar mais informações.
      Muito obrigada,
      Bjs,
      Regiane

      Excluir
  17. Olá Bebeca, achei em minha cidade adesivo de contato sem toluol...você sabe se é a mesma coisa de cola de contato? achei em bisnaga, acho que é da cascola. Obrigada...Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      Essa é a cola de contato da Cascola, sem toluol tem menos cheiro. Eu utilizo essa cola de contato para pequenos trabalhos.
      Abraços,
      Regiane

      Excluir
  18. Olá Regiane, adorei o post! procurei na internet e achei o papel couro pra comprar online, chegaram hoje e fiquei muito feliz. Comprei na papelaria Jussara em São Paulo, atendimento perfeito, eles só têm no tamanho A4, portanto minhas primeiras bolsinhas serão pequenas. Sucesso!!!! Flávia Alves

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...